segunda-feira, 19 de maio de 2008

Domingo da Misericórdia na Igreja Nossa Senhora de Lourdes




Os Arautos do Evangelho participaram da solene Eucaristia em comemoração ao dia da Divina Misericórdia. A escolha do primeiro Domingo depois da Páscoa para a Festa da Misericórdia tem o seu profundo sentido teológico ao mostrar a estreita união que existe entre o mistério pascal da Redenção e o mistério da Misericórdia de Deus. O Papa João Paulo II estabeleceu este dia como Festa oficial da Igreja Católica.
A celebração foi presidida por Mons. Rubião Lins Peixoto, Pároco desta Igreja, antes do ofertório o sacerdote ministrou o sacramento da unção dos enfermos à aqueles que sofriam alguma enfermidade.
Após a celebração eucarística houve a benção do quadro de Jesus Misericordioso em grande tamanho no páteo da Igreja. Em seguida foi oferecido a numerosos idosos da comunidade um café da manhã quando também os Arautos do Evangelho tiveram a alegria de acompanhar Mons. Rubião neste ato de solidariedade cristã. Como ponto central do dia houve a adoração ao Santíssimo Sacramento em que todos os movimentos da paróquia e entre eles os Arautos do Evangelho fizeram uma hora de adoração a Nosso Senhor sacramentado.

Dedicação da Igreja São Paulo Apóstolo em Maceió








A dedicação de uma igreja é uma prática muito antiga nos ritos litúrgicos tanto do Oriente como do Ocidente.

A Igreja de São Paulo Apóstolo foi festivamente dedicada por Dom José Carlos Melo, Arcebispo Emérito de Maceió. Unindo-se ao júbilo do Pároco Pe. José Aluisio Oliveira e a de todos os paroquianos os Arautos do Evangelho participaram deste solene ato litúrgico alegrando-se com a dedicação de mais um templo onde os fiéis poderão participar do culto divino, ouvir a palavra de Deus, receber os sacramentos e rezar.

Vigília Pascal na Paróquia Santa Catarina Labouré

Na Paróquia Santa Catarina Labouré o Cônego João de Santana Neto presidiu a solene Vigília Pascal participada por numeroso público que lotou o recinto sagrado. A cerimônia iniciou com a bênção do Lume Novo à entrada da Igreja, passando pelo anúncio da Luz Nova na Igreja apagada, continuando pelo precônio, alegre anúncio da Ressurreição, pelas leituras e salmos do Antigo Testamento, pelo momento festivo do Glória em que os sinos e as campainhas anunciam ao mundo a Vitória do Crucificado, seguindo-se depois o canto das ladainhas, a bênção da água , a renovação das promessas do batismo, desfechando na liturgia eucarística, seguida do rito da comunhão, e terminando na bênção solene.
Os Arautos do Evangelho participaram ativamente desta celebração litúrgica contribuindo, juntamente com outros membros da comunidade paroquial, para a solenização desta cerimônia tão cheia de significados para nossa fé.

Procissão do Senhor morto em Maceió


A procissão do Senhor Morto é um marco de fé na celebração da Sexta-Feira Santa para o povo católico de Maceió. O corpo do Senhor morto é colocado num esquife funerário e conduzido solenemente acompanhado por uma multidão de pessoas que rezam e cantam as dores pela morte de Nosso Divino Redentor.
Dom Antonio Muniz, Arcebispo metropolitano, presidiu a procissão desde a Catedral dirigindo palavras que sensibilizaram profundamente o povo que acompanhava com devoção a imagem do Senhor Morto. Mons. Celso Alípio, pároco da Catedral, foi fazendo comentários piedosos e juntamente com o ministério de música, que ia em cima de um carro de som, fez a animação ao longo de todo o percurso. Os moradores das ruas onde a procissão passava acompanhavam atentos e sensibilizados este ato piedoso.


Os Arautos do Evangelho participaram da Procissão, unindo-se nesta imensa manifestação de fé aos numerosos movimentos que atuam na Arquidiocese de Maceió.